Geração Z e o Varejo

Com relação às tendências para o setor de varejo físico pós-pandemia, os mesmos devem incorporar modelos mais flexíveis e de curto prazo de entrega nos seus serviços. Além disso, as decisões devem ser mais embasadas em análises de dados com o uso de inteligência artificial.

Que o mercado se modifica constantemente isso já não é mais novidade. O mercado precisa acompanhar o momento e se mostrar versátil com as mudanças e comportamentos de consumo.

O avanço tecnológico e a migração de quase 85% do mercado para o ambiente digital mudou os hábitos, as preferências e exigências do consumidor já que os mesmos foram colocados à prova após período pandêmico. Porém, a maneira como toda essa mutação irá interferir e impactar o setor varejista ainda é um tanto quanto desconhecido.

A KPMG publicou recentemente, um relatório chamado “Tendências e a nova realidade: 1 ano da pandemia da COVID-19” e pontuou: “No atual contexto, o qual é marcado, sobretudo pela volatilidade de mercados, pelas incertezas, transformações e pelos relevantes desafios, algo se tornou ainda mais imprescindível: gerenciar riscos. Portanto, quando tudo voltar à normalidade, deve-se ponderar se as lições aprendidas não devem ser incorporadas ou adaptadas à rotina das organizações de modo permanente.” – declarou Jean Paraskevopoulos

Sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul e KPMG no Brasil. E o mesmo ainda acrescentou: “Empresas vistas como essenciais sofrem os efeitos da recessão do distanciamento social do consumidor, mas se recuperaram mais rapidamente à medida que a demanda retornou em volumes semelhantes.”

Resumindo, é essencial que os varejistas conheçam de fato e afundo com quem estão lidando.

Tenho algumas dicas valiosas que talvez possam nortear você leitor a tomar suas próximas decisões.

1. Pragmatismo: A palavra pragmático significa “prático”, ou seja, um indivíduo que é pragmático é aquele que é prático. Ele coloca o critério de verdade na eficácia e valor do pensamento para a vida. E esse conceito é um dos pilares do mercado atualmente.

A geração Z “nasceu” em meio a uma série de crises econômicas, por isso valorizam a economia, produtos que cumprem o que prometem.

2. Inclusão: os avanços tecnológicos possibilitaram inúmeras conexões com comunidades diferentes. Portanto, a geração Z valoriza ferramentas de inclusão.

3. As relações de consumo estão mudando rapidamente de um modelo push, onde a indústria coloca os produtos no varejo, que por sua vez, oferta através de campanhas promocionais de massa aos consumidores, para um modelo pull, onde o consumidor é quem passa a dizer o quê, quando, onde e como ele quer os produtos e serviços. Desta forma, colocar o cliente como centro das decisões é fundamental para atendê-lo.

Tendências para o futuro

Com relação às tendências para o setor de varejo físico pós-pandemia, os mesmos devem incorporar modelos mais flexíveis e de curto prazo de entrega nos seus serviços. Além disso, as decisões devem ser mais embasadas em análises de dados com o uso de inteligência artificial.

Compartilhe

Quer entender melhor a nossa inteligência

Entre em contato conosco e mostraremos tudo o que podemos oferecer para o seu negócio.

Andréa

Consultora QRSorteios

Patrícia

Consultora QRSorteios

Ananda

Consultora QRSorteios

Outros conteúdos que também podem interessar você e ao seu negócio

+ 0
Clientes atendidos
+ 0
Promoções Realizadas

Nossos Parceiros

picpay-qrsorteios
amazon-qrsorteios
nscpay-qrsorteios
pix-qrsorteios
powerbi-qrsorteios
qrsorteios-polipromo
Plataforma
desenvolvida por:

ÁREA DO CLIENTE

Digite seu CNPJ para acessar a Dashboard

PODEMOS TE AJUDAR AGORA!

Atraia seu cliente, crie experiências que encantam, fidelizam e gere resultados. Chame nossos especialistas ou cadastre sua empresa para uma demo sem compromisso.

ANDRÉA Consultora QRSorteios
PATRÍCIA Consultora QRSorteios
ANANDA Consultora QRSorteios

ANDRÉA
Consultora QRSorteios

PATRÍCIA
Consultora QRSorteios

ANANDA
Consultora QRSorteios

CADASTRE SUA EMPRESA PARA UMA DEMO AGORA!