Vendas de Fim de Ano: 5 Dicas Para Vender Mais

A chegada do final do ano é a temporada com maior índice de vendas para o comércio varejista e prestadores de serviços de diversos segmentos. O maior fluxo de capitais associado ao Natal, Reveillon e feriados escolares é um fator que incentiva as pessoas a consumir, o que nos remete ao tema do nosso artigo: vendas de fim de ano.

Para aproveitar esse tempo, a empresa precisa começar a planejar com meses de antecedência para ter tempo de produção, distribuição da mercadoria e principalmente de campanhas para atrair os olhos dos consumidores. A produção industrial (aquisição de matéria-prima), importação de produtos e logística são determinadas por meio de ordens de compra do varejista. É por isso que o setor oferece melhores condições de compra para empresas que esperam pedidos.

O plano começa com a decisão do empresário sobre os resultados que espera alcançar neste período. Essa decisão é influenciada por fatores econômicos, pela disponibilidade de capital de investimento e, principalmente, pela visão e sensibilidade dos empresários. Uma decisão conservadora pode levar à falta de produtos de venda. Da mesma forma, uma decisão de compra muito ousada, se não houver uma estratégia de suporte a essa venda, pode fazer com que a empresa tenha um grande estoque no início do próximo ano, exigindo ações de vendas que afetarão a rentabilidade do negócio.

1) Principais estratégias a serem consideradas pelos empreendedores ao planejar as vendas de fim de ano

Com objetivos em mente, os empreendedores definirão estratégias para aumentar a produtvidade das vendas no final do ano. Principalmente: a definição da combinação e quantidade de produtos em estoque, estratégias de campanhas ações promocionais, recrutamento e treinamento da equipe de vendas, bem como a determinação da estrutura e do tamanho do back office.

Para garantir que a disponibilidade de produtos atenda à demanda crescente, condições de pagamento ideais e diversidade máxima do portfólio, os empreendedores devem antecipar os pedidos de compra. O mix de produtos é essencial para muitos segmentos de mercado nos horários de pico, pois tem um impacto decisivo na logística, que costuma ser o gargalo nos períodos de alta demanda.

CAMPANHA PROMOCIONAL

Planeje a comunicação da sua empresa negociando antecipadamente o espaço para realizar suas ações. Nos últimos anos a tecnologia vem avançando com muita força e os velhos e antigos cupons de papeis já não existem mais, hoje só se falam em raspadinha digital, sorteios online, números da sorte, aplicativo para campanhas promocionais, Fidelidade, vale prêmios, vale brindes, prêmio instantâneo, cashback, comprou ganhou, entre outros. As empresas que deixarem para o último minuto serão as menos interessantes. O processo criativo e de regulamentação promocionais também leva tempo para amadurecer, portanto, quanto mais cedo você começar, melhor.

EQUIPE

Leva tempo treinar a equipe de vendas para entender os sistemas, processos e produtos / serviços da empresa. Portanto, a contratação de funcionários no último minuto pode afetar a eficiência das vendas, principalmente quando o mercado está aquecido e há falta de mão de obra profissional.

ESTRUTURA E BACK-OFFICE

Para oferecer suporte a vendas maiores, você também precisa de uma equipe de suporte maior. Caixas, correios, empacotadores, etc. Mas não são apenas pessoas, geralmente equipamentos, plataforma para monitoramento da campanha. Máquinas POS, máquinas de cartão de crédito, etc.

FORMAS DE PAGAMENTO/ CRÉDITO

Os métodos de pagamento disponíveis são decisivos para o aumento das vendas. Além dos cartões de débito, crédito e cheque (com serviços de proteção para minimizar riscos), as linhas de financiamento direto são essenciais para diversos segmentos de mercado.

2) Como as primeiras organizações podem se concentrar no crescimento das vendas no final do ano?

Existe uma frase de efeito nos negócios: você deve escolher dois entre três elementos: tempo, custo e qualidade. Você nunca obterá o melhor preço com a mais alta qualidade no menor tempo possível. Isso significa quando você deseja serviços ou produtos de qualidade ou abre mão de prazos ou custos. Quem antecipa pode abrir mão de um prazo menor, garantindo menor custo e qualidade.

Decisões antecipadas sobre os principais fatores de resultados de negócios podem garantir economia de custos, especialmente em termos de pedidos de fábrica com condições especiais, emprego de mão de obra, promoções comerciais e contratos de crédito com taxas de juros diferentes. Além da economia de custos, as empresas que se organizam com antecedência terão mais confiança, pois terão mais tempo para treinar as equipes que contratam, se preparar para as promoções e escolher a melhor plataforma para campanhas promocionais e tempo de inserção.

3) Como os empresários podem fazer promoções de curto prazo, campanhas de fidelidade e divulgações de forma eficiente?

Devido às limitações de tempo e à abundância de produtos e serviços, as melhores atividades são as mais criativas e inteligentes. A criatividade atrai a atenção dos clientes em centenas de estímulos. Pessoas inteligentes vão além e permitem que os clientes processem as informações, ou seja, considerem a oferta e a considerem na decisão de compra.

As melhores promoções são as que transmitem o que o cliente deseja ouvir por meio de canais acessíveis e consiga ser acessada a qualquer hora e lugar, o cliente percebe e estimula naturalmente o processo de compra do cliente. Cada empresa deve encontrar a intersecção entre seus serviços / produtos e seu público-alvo.

4) Dicas para os pequenos e médios empresários para vendas de fim de ano

Defina suas vendas e metas de lucro. Projete produtos, promoções comerciais, equipes, estruturas e estratégias de crédito com antecedência para que você tenha tempo para considerar a estratégia mais confiante. A sazonalidade é caracterizada pelo pico de demanda em um curto período de tempo. Nesse caso, a autoconfiança é a forma de garantir os melhores resultados de vendas.

5) A importância do conteúdo digital de uma empresa para o aumento de vendas

Para muitos setores, a Internet é o primeiro contato entre um cliente e uma empresa. Portanto, precisa ser atraente e relevante. Lembre-se de que todos os seus concorrentes podem ser encontrados com apenas alguns cliques do mouse. Com um conteúdo que agrada seus clientes, você pode aumentar a probabilidade de iniciar o processo de compra, com um hotsite ou landing page promocional.

As mídias sociais e os sites das empresas são os pontos básicos para a construção de relacionamentos com os públicos da empresa, afinal, os clientes poderão encontrar informações e informações detalhadas sobre todos os aspectos de seus produtos / serviços. Ter um bom conteúdo ajudará seus clientes a tomar decisões mais confiantes, aumentando assim suas vendas. Lembre-se, se ele não encontrar as informações de que precisa em seu site, o Google trará pelo menos uma dúzia de concorrentes, e eles fornecerão as mesmas coisas que você.

Grande vantagem, a Internet também traz a possibilidade de quantificar e mensurar todos os aspectos da comunicação digital, sendo possível saber quais canais geram mais resultados ou quais produtos são mais necessários. Com esses dados, além de definir estratégias de conteúdo com base nas necessidades do cliente, você também pode entender seu público com mais clareza. Sua empresa economiza tempo e confiança ao localizar o lugar certo.

Mesmo para empresas cujo processo de compra é totalmente offline, o conteúdo digital faz parte da imagem da empresa, já que muitas vezes a empresa pode ser encontrada no Google ou nas redes sociais. Portanto, deve ser administrado como qualquer estratégia de gestão de marca.

Quer aumentar as vendas de final de ano? Temos a solução, plataforma de sorteios, para diversos tipos de empresas, com foco em resultados específicos para melhorar a eficiência de vendas. Descubra nossas possibilidades e fale com nossos especialistas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Quer entender melhor a nossa inteligência

Entre em contato conosco e mostraremos tudo o que podemos oferecer para o seu negócio.

Outros conteúdos que também podem interessar você e ao seu negócio

+ 0
Clientes atendidos
+ 0
Promoções Realizadas

Nossos Parceiros

picpay-qrsorteios
amazon-qrsorteios
nscpay-qrsorteios
pix-qrsorteios
powerbi-qrsorteios
qrsorteios-polipromo
Plataforma
desenvolvida por:

ÁREA DO CLIENTE

Digite seu CNPJ para acessar a Dashboard